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Veículos Elétricos: O que muda na minha edificação?

Uma revolução automotiva que impacta diretamente a segurança contra incêndio em edificações.

Transformação do setor automotivo e novos riscos

O setor automotivo vive uma transformação histórica. Os veículos atuais possuem muito mais componentes eletrônicos e materiais plásticos, elevando a carga de incêndio em estacionamentos.
Com a popularização dos veículos elétricos (EVs) equipados com baterias de íons de lítio, surgem riscos adicionais pouco conhecidos, levando órgãos de segurança a revisarem critérios de proteção em garagens.

Normas internacionais de referência

Nos Estados Unidos, a NFPA 13 revisou a classificação de estacionamentos de Ordinário Grupo 1 para Ordinário Grupo 2, exigindo maior vazão de água em sprinklers para lidar com incêndios em veículos elétricos. Outras normas relevantes incluem:

NFPA 88A – segurança em estacionamentos.
NFPA 855 – sistemas de baterias estacionárias, usados como referência técnica para EVs.

Regulamentação no Brasil

No Brasil, o CBPMESP publicou em abril de 2024 a Portaria nº CCB-001/800/2024 (Consulta Pública) sobre ocupações com estações de recarga para veículos elétricos. As medidas propostas incluem:

  • Vagas livres e exclusivas para recarga.
  • Separação física das vagas.
  • Instalação de sprinklers automáticos.
  • Detectores de incêndio e ventilação mecânica adequada.
  • Sinalização específica, ponto de desligamento elétrico e extintores.

Em agosto de 2025, o LIGABOM aprovou a Diretriz Nacional sobre Garagens e Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE), referência técnica para atualização das normas estaduais.

Como ocorrem incêndios em baterias de lítio?

As baterias podem entrar em ignição por fatores:

  • Mecânicos (impactos e colisões).
  • Elétricos (curto-circuitos ou falhas no carregamento).
  • Térmicos (superaquecimento).

Mesmo veículos estacionados sem recarga apresentam riscos, o que reforça a necessidade de projetos preventivos e planos de emergência.

Dificuldades no combate a incêndios em veículos elétricos

  • Acesso difícil às baterias, instaladas sob o veículo.
  • Temperaturas acima de 1.200 ºC.
  • Falta de extintores portáteis eficazes para esse tipo de incêndio.

A prioridade deve ser evacuação de pessoas, deixando a intervenção para o Corpo de Bombeiros.

O que muda para novas e antigas edificações?

Ainda não existem normas nacionais consolidadas para adaptação de edificações já existentes, mas a tendência é que os critérios exigidos para novas construções sejam aplicados também em retrofits.
Condomínios, shoppings e edifícios corporativos que desejam instalar estações de recarga precisam reavaliar sistemas de segurança contra incêndio, mesmo que haja apenas uma vaga de recarga.

Engepoint: experiência e segurança em projetos com veículos elétricos

A Engepoint atua há mais de 30 anos em projetos de prevenção e combate a incêndio, com expertise em metodologia BIM, simulação CFD e legalização em todo território nacional.
Participamos ativamente do comitê ABNT CB-024:102.009, dedicado à segurança contra incêndio em sistemas com acumuladores de energia. Estamos prontos para auxiliar desde novos projetos até adaptações em edifícios existentes, sempre com base em normas nacionais e internacionais.

Nosso compromisso é entregar projetos eficientes, seguros e economicamente viáveis, transformando inovação em confiabilidade para edificações que receberão infraestrutura de recarga de veículos elétricos.

02/10/2025 às 16:00

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